Os processos para medir a produtividade na indústria são meios com a finalidade de avaliar e aprimorar a eficiência de um negócio, sendo também é uma maneira de melhorar o rendimento dos funcionários.
A partir daí, a avaliação dessas ferramentas faz comparação entre aquilo que foi feito com o que foi requisitado dos recursos.
Para estabelecer métricas adequadas, o gestor necessita definir níveis de produção classificadas como satisfatório. Posteriormente, os índices que estiverem aquém necessitam ser modificados.
Portanto, os indicadores para medir a produtividade na indústria podem ser usados para analisar completamente um negócio. Desde os processos internos, a mão de obra ou um funcionário específico. Assim, conferindo o rendimento deste colaborador individualmente.
Em função disto é relevante que os gestores e os funcionários procurem registrar e arquivar todos os dados de entradas e saídas. Caso isso não seja realizado, os resultados podem não ser coerentes.
Afinal, elaborar as formas de como medir a produtividade na indústria é a melhor maneira de conferir o rendimento do seu empreendimento.
É necessário estar consciente que o ato de criar um objetivo é uma missão que muda conforme a realidade de cada negócio. Por causa disso, é indispensável que haja uma meta focada na otimização dos seus recursos, como tempo ou capital.
5 modos de medir a produtividade na indústria
Produção por hora:
Essa é uma das maneiras de medir a produtividade na indústria que precisa fazer parte de sua lista. A quantia de mercadorias que sai de sua produção gera não apenas as vendas, bem como a gestão do seu estoque. Além disso, essa questão pode interferir na aquisição de material e até na sua lucratividade.
DNC (Controle Número Direto)
O DNC também é chamado de controle de número distribuído e é um método muito comum na indústria. Isso porque se refere a um método de análise das máquinas conectadas em rede.
Geralmente, o gestor conta com um programa de DNC apropriado de acordo com suas características.
O objetivo é aprimorar a comunicação em rede visando otimizar a desempenho do empreendimento como um todo. E também é uma maneira tradicional de medir a produtividade na indústria no Brasil e no mundo.
Capacitações por mês
Apostar na capacitação de sua equipe também é uma ótima maneira de aprimorar o rendimento na produção.
Portanto, esse é um dos indicadores para medir a produtividade na indústria mais usados na atualidade.
O objetivo é conferir a quantidade de trabalhadores qualificados por mês. A partir daí, dá para avaliar o retorno do investimento realizado em treinamento para a organização.
Período de ociosidade
Outra forma de medir a produtividade na indústria é o período de ociosidade entre funcionários e máquinas. É fundamental saber como esses intervalos interferem na sua produção.
Uma alternativa é marcar o tempo ligado ao sistema usado pelo seu negócio. Nesse cenário, após cinco minutos sem trabalho, o período de ociosidade pode começar a ser cronometrado.
Vale salientar que isso também pode ser usado com as máquinas. Uma companhia pode registrar quanto tempo suas ferramentas ficaram paradas.
Esses dados são imprescindíveis para conferir quanto dinheiro poderia ter sido obtido se as máquinas rendessem mais.
Com essas informações à sua disposição, dá para reconhecer a possibilidade de contratar mais pessoas, ampliar o expediente e adquirir novas máquinas. Assim, os seus movimentos serão totalmente baseados em números reais.
Entregas no prazo
Assegurar as entregas nas datas combinadas é fundamental para ganhar a confiança do cliente.
Medir a produtividade da indústria é relevante para reconhecer erros nos processos e otimizar o rendimento dos seus funcionários. O mecanismo não deve ser utilizado como forma de pressionar os seus funcionários.
Checando esse indicador, o seu empreendimento conta com boas possibilidades de se manter no topo do seu segmento até em um período de crise.
Existem mais dúvidas? Entre em contato com a equipe da Vedois