Nas indústrias, a produtividade é uma das principais razões para que o negócio se mantenha competitivo. Mas você sabe o que são relatórios de produtividade de teares e como gerá-los?
Relatórios de produtividade são fundamentais para que as indústrias têxteis atendam as demandas com maior fluidez e eficácia. Isso evita atrasos e quedas de performance.
Levando em consideração os concorrentes na indústria têxtil, a exigência dos clientes pela entrega de melhores resultados com qualidade impecável num prazo curto é cada vez maior. Portanto, não é exagero afirmar que a produtividade interfere diretamente na manutenção da qualidade das entregas.
A importância de medir a produtividade de teares
Um relatório de produtividade é capaz de medir os gargalos da produção de forma assertiva e apontar pontos de melhoria. Quando uma indústria possui um ambiente de trabalho eficaz, seus recursos são usados de forma mais qualificada. Portanto, a produtividade é um ponto chave para evitar prejuízo nos negócios, tornando a empresa mais econômica e competitividade.
Quando o gestor mensura a produtividade interna, ele vai ter maior capacidade de otimização em cada setor. É importante ter essa visão abrangente sobre todos os recursos da empresa, além dos gargalos que impedem o negócio de alcançar os objetivos a médio e longo prazo.
Quando a indústria identifica corretamente a performance da cadeia operacional, é possível trazer mais oportunidades para os negócios e tornar a empresa mais competitiva.
Relatórios de produtividade: itens que não podem faltar
Os relatórios de produtividade dos teares precisam se adequar às necessidades de cada indústria, mas há alguns itens que não podem faltar:
Avaliação de performance
Avalia a performance de cada setor é uma das melhores formas de melhorar a produtividade nas rotinas de trabalho. Essa avaliação direciona as melhoras práticas para que o gestor possa tomar as melhores decisões e evitar problemas e forma ágil e eficiente.
Alguns sistemas de gestão já apresentam grau de rendimento por colaborador e por atividade desenvolvida. Já é possível avaliar tarefas, quantidade de atrasos, porcentagem de performance, qual colaborador está livre no momento, entre outros dados. A partir daí, o gestor pode alocar demandas de maneira assertiva e não sobrecarregar os setores.
Custos de peças
O gestor também precisa saber o custo de cada peça de trabalho que é inserida em determinada produção. Dessa forma, é possível visualizar todos os trabalhos e ter uma visão geral dos custos envolvidos em cada um. Isso vai ajudar em tomadas de decisões no futuro.
Histórico de fluxo de trabalho
Em muitos teares, o retrabalho é algo inevitável. Porém, o gestor deve ter o controle sobre a quantidade de refações em cada produção. Isso vai permitir um mapeamento dos principais pontos de gargalo.
O histórico de fluxo de trabalho vai permitir que o gestor tenha a visão de dados estabelecidos de uma nova produção, uma visão gera das tarefas e quantidade de retrabalhos. A partir daí, será possível estabelecer mudanças e melhorias necessárias na produção.
Como o histórico de fluxo de trabalho, o gestor se mantém a par do tempo gasto de cada setor na produção, custo total, horário e data de conclusão e outras informações.
Relatório de duração de tarefas
Todo gestor se pergunta como aproveitar de forma mais otimizada o tempo de trabalho e manter a qualidade da produção? Isso não é uma tarefa fácil. Os clientes exigem cada vez mais prazos mais curtos, as produções estão mais complexas.
Nos relatórios de produtividade de teares, é possível extrair a duração de cada tarefa executada.
Status das tarefas
Além do histórico do tempo e fluxo das atividades, os gestores precisam ter informações sobre o status de cada tarefa. É importante que os gráficos demonstrem se a produção já foi autorizada, aguardando aprovação, em produção, finalizada, etc.
Esse recurso permite que o gestor tenha uma visão geral da produção em um único relatório.
Vantagens dos relatórios de produtividade
Acompanhar a performance interna é fundamental para que os teares criem oportunidades e tenham um lugar de destaque no mercado. Com os relatórios de produtividade, o gestor vai obter um histórico completo sobre todos os processos que envolve a produção, incluindo os problemas. A partir daí, ele vai replicar as boas práticas e solucionar os gargalos.
Além disso, acompanhar as rotinas internas dará mais capacidade aos gestores para reduzir e até eliminar erros operacionais, criando um fluxo de melhorias de forma contínua. Sempre que possível, o gestor poderá consultar os relatórios e realizar mudanças para atingir os objetivos esperados.
Há quatro medidas ou vantagens que podem ser aplicadas aos relatórios de produtividade:
Adoção de ferramenta de gerenciamento
Distribuir as atividades de maneira eficaz é uma das formas de alcançar a qualidade na produção. Graças aos avanços tecnológicos, é possível gerenciar as produções de forma precisa, principalmente quando há vários setores como nos teares.
Uma ferramenta de gestão ajuda o gestor a acompanhar a evolução das tarefas e direciona na tomada das decisões.
A emissão dos relatórios de produtividade será feita de forma ágil, inteligente e simples.
Atualização de métricas internas periodicamente
A mudança do mercado é constante. Portanto, os teares precisam estar preparados para se alinhar com o atual cenário, molar serviços e indicadores para que a produção gere bons resultados.
O gestor deve fazer uma análise e atualização dos indicadores de forma constante. Caso seja necessário, revise as métricas para alinhar aos padrões do mercado.
Registro de atividades
Para melhorar a produtividade, é fundamental registrar toda produção, para que o gestor identifique todas as etapas, atividades, rotinas, gargalos. Com essas informações, será possível otimizar o fluxo de trabalho e manter a indústria mais eficaz.
Processo de feedbacks
Caso os relatórios de produtividade de teares apontem erros nas rotinas, é importante que o gestor aplique medidas para corrigir processos. Além disso, a indústria deve integrar processo de feedbacks contínuo aos processos de gestão de equipe.
Os gestores devem compartilhar os resultados da produtividade para orientar todos os colaboradores, corrigir erros e alinhar atividades.
Solução Vedois Tear
A Solução Vedoir Tear oferece às indústrias relatórios de produtividade completos por ordem de produção, colaborador, material produzido, entre outros, em tempo real.