O estatístico W.Edwards Deming explica que “aquilo que não se pode medir, não pode melhorar”. Essa máxima da melhoria dos processos e da qualidade total deve ser lembrada por todo gestor de empresa. Os principais indicadores de produção industrial são fundamentais para a mensurar os processos, o tempo de fabricação, a satisfação de fornecedores, clientes e funcionários, ou seja, a produção em geral.
Objetivo dos indicadores de produção industrial
Os principais indicadores de produção industrial têm como objetivo comum a melhora do desempenho das empresas e o alcance das seguintes vantagens:
- Verificação da capacidade de performance de cada recurso adotado;
- Garantia da qualidade dos produtos a serem entregues para os clientes;
- Segurança de uma estratégia mais eficiente conforme as metas de cada fábrica;
- Definição clara da relação de custo-benefício.
Toda indústria tem suas próprias necessidades, processos, serviços e produtos. Os principais indicadores de produção industrial tendem melhorar a experiência dos clientes com a sua empresa.
Principais indicadores de produção industrial
As indústrias são formadas, principalmente, de duas coisas: máquinas e pessoas. Analisar, medir e melhorar os processos por meio dos indicadores de produção industrial não é uma tarefa fácil.
Muitas vezes, é necessário combinar vários indicadores de produção industrial para garantir que os objetivos sejam alcançados. A eficiência dos indicadores define 50% do sucesso operacional das indústrias.
Confira os 3 principais indicadores de produção industrial:
-
OTIF (On Time In Full)
O OTIF é um indicador que mede a entrega dos serviços e produtos. Ele é importante para melhorar a satisfação dos seus clientes.
Com esse indicador, é possível analisar se um pedido foi atendido ou não, e as deficiências durante o processo.
Para entender como se obtém o OTIF, é preciso conhecer os termos:
On Time – Atender ao compromisso feito com cliente no horário e dia marcado.
In Full – Se o pedido foi entregue completo, na íntegra, sem faltar nada: peças ou materiais, ou até mesmo se estavam conforme as especificações acordadas.
O cálculo do indicador OTIF é:
OTIF = %on time x %in full = (resultado)
Se sua indústria alcançou 100% significa que todos os pedidos dos clientes foram atendidos na especificação/quantidade certas e no prazo estimado.
-
OLE (Eficácia Geral do Trabalho)
O indicador OLE (Overall Labor Effectiveness) mensura o efeito cumulativo de 3 fatores ligados a mão de obra (produtividade).
Os 3 fatores são: qualidade, desempenho e disponibilidade. Qualidade é a porcentagem do produto produzido que se encontra apto para ser vendido, sem nenhum defeito. O cálculo é feito dividindo o total de produtos aptos para vendas pelo total de produtos produzidos.
Desempenho é a quantidade de produtos que a indústria consegue entregar. Disponibilidade é a mensuração do tempo que os colaboradores gastam efetivamente fazendo suas atividades. Nesse indicador, é mensurado o tempo de produção dos colaboradores divididos pelas horas planejadas.
-
OEE (Eficiência Global dos Equipamentos)
O OEE (Overall Equipment Effectiveness) é o indicador que mensura a eficiência global de cada máquina. Ele é usado para indicar e qualificar os processos de fabricação e ajudar na melhora da produção industrial.
De nada adianta trabalhar com máquinas de última geração, se elas estão produzindo abaixo do esperado ou sem qualidade.
O cálculo do OEE é muito simples:
OEE = %disponibilidade x %produtividade x %qualidade
Sendo que cada fator é mensurado da seguinte forma:
Qualidade = peças perfeitas/ peças produzidas x 100
Produtividade = produção real/produção prevista x 100
Disponibilidade = tempo de produção/ tempo disponível x 100
De acordo com as regras mundiais, sua indústria precisa alcançar mais que 85% para atingir a eficiência global.
Com o módulo Vedois OEE é um sistema que oferece aumento de produtividade de maneira automática para sua empresa. Fale com nossos especialistas.