No setor industrial, é normal achar departamentos baseados na sigla PCP.
Basicamente, o termo quer dizer Planejamento e Controle de Produção na Indústria e se fere aos empreendimentos de transformações e bens de capital. As montadoras também tendem a se beneficiar destes procedimentos.
O PCP necessita ter um entendimento de todo o desenho industrial, com informações referentes ao maquinário disponível e as revisões programadas.
O planejamento e controle também abrangem a sua análise a mão de obra, ao estoque e a demanda a ser cumprida.
Conceito de planejamento da produção
A primeira letra do PCP se refere ao Planejamento. Qualquer fábrica necessita trabalhar ampliando os seus ativos. Os processos produtivos devem estar detalhados e a disposição de todo mundo envolvido nessa operação.
A partir da chegada de solicitações, há a exigência de produção que deve ser efetuada.
Cabe ao planejamento e controle de produção na indústria executar o andamento de todos os processos internos. Mas, sempre levando em conta todas as possibilidades encontradas no chão da fábrica.
Quando se trata destas variáveis, se remete a complexidade fabril que muda de um negócio para o outro. Ou seja, se avalia a situação dos equipamentos, as paradas, a equipe de trabalho e a produtividade em geral.
Os estoques precisam estar nessas análises, bem como o material usado na fabricação.
O equilíbrio produtivo também precisa ser vistoriado. Porque uma mercadoria intermediária confeccionada em uma área pode se converter em matéria prima de outro segmento.
O prazo exercido em cada etapa também é uma possibilidade a ser checada.
A tecnologia é um dos principais aliados para promover o planejamento e controle de produção na indústria.
Isso porque há sistemas que reportam a hora que o produto está pronto e diretrizes para que o ciclo produtivo seja concluído sem interferências.
Controle da produção
Para que se conte com um monitoramento de todo o processo, é indispensável que exista um padrão. Para que isso aconteça, tudo precisa ser detalhado com processos cronometrados e aparelhos monitorados.
Essa análise pode ser executada de maneira manual, só que a melhor opção é automatizada.
Afinal, o maquinário atual conta com ferramentas que podem ser conectadas a rede local. Oportunizando, assim, uma varredura completa dos dados.
Esse controle de excelência necessita estar inserido totalmente na linha de produção visando descobrir os responsáveis por cada etapa.
As informações são relevantes para facilitar um monitoramento a médio ou longo prazo.
É indispensável que as informações dos produtos sejam arquivadas. A procedência dos materiais, os lotes, a fórmula das peças, etc. Tudo isso precisa ser conservado no banco de dados de sua indústria.
Cada negócio tem as suas características próprias que demanda um controle específico. Portanto, o controle de produção carece ser completamente moldado para atender às suas demandas, bem como de seus clientes.
Vantagens do planejamento e controle na indústria
Na atualidade, as companhias estão cada vez mais atentas às novas tecnologias, pois até as cadeias de materiais estão se modernizando.
Um negócio para desenvolver o seu ciclo produtivo deve atender certos padrões e exigências de seus clientes. Tais como: prazos, valores e excelência.
Esses são elementos essenciais para ótima relação entre clientes e produtores.
Ao executar um planejamento e controle de produção na indústria adequado, a sua companhia irá registrar diversas vantagens.
As principais são:
- Repassar ao consumidor uma data para a entrega do produto;
- Reduzir os estoques intermediários e de mercadorias finais;
- Planejar uma logística de entrega com tempo de sobra;
- Contar com dados essenciais dos seus produtos imediatamente;
- Permitir o acompanhamento de todo o ciclo de produção;
- Analisar os problemas na sua produção;
- Otimizar o uso de máquinas produtivas em todas as etapas.
Para mais informações entre em contato com a equipe Vedois!