fbpx
Programação de produção para indústria, como usar a tecnologia para ter melhores resultados

MES para chão de fábrica

O sistema MES ou Manufacturing Execution Systems é um termo utilizado para um software focado no gerenciamento de tarefas de produção. Ele estabelece uma ligação direta entre o planejamento e o chão de fábrica. O sistema MES gera dados precisos em tempo real que otimizam todas as etapas de produção. O MES para chão de fábrica é uma excelente ferramenta tecnológica que melhora o desempenho da indústria no mercado, aumenta seu alcance e obtém melhores resultados. 

Funcionalidades do MES para chão de fábrica

O software MES tem como principal objetivo ajudar no gerenciamento de todas as etapas de produção no chão de fábrica. Diferentemente do ERP (sistema integrado de gestão empresarial), que é voltado para atividades administrativas, o MES ajuda no controle das atividades operacionais da indústria. 

As principais funcionalidades do MES para chão de fábrica são:

  • Aponta as necessidades de mão de obra;
  • Importa dados e parâmetros do ERP para a produção;
  • Analisa métricas de desempenho de produção;
  • Emite instruções para o setor de logística;
  • Monitora toda a produção, apontando refugos, paradas e retrabalhos;
  • Verifica a fila de trabalho e documenta cada etapa;
  • Armazena dados de produção como tempo de máquina trabalhada, tempo que cada operador executa sua atividade, matéria prima utilizada, entre outros. 

O software MES serve como suporte para que os gestores de cada setor do chão de fábrica possam conhecer os processos, verificar gargalos e ineficiências e tomar decisões eficientes e assertivas para resolver as situações e melhorar o processo industrial como um todo. Com isso, sua indústria terá melhores resultados, beneficiando seus clientes. 

Leia também: Programa MES para indústria

6 objetivos do MES para chão de fábrica

Como visto acima, o software MES traz várias funcionalidades para o chão de fábrica. Ele fornece dados sobre as tarefas do processo de produção, possibilita a importação de instruções automatizadas e monitora a produção em tempo real. Além disso, há 6 objetivos que o sistema MES pode alcançar ao ser implementado no chão de fábrica. Confira:

Objetivo 1 – Digitalização: Com o uso do sistema MES, é possível eliminar o uso de planilhas e papeis de produção. Todos os dados terão um formato padrão e único da empresa. 

Objetivo 2 – Conectividade: Uma vez as que as informações estão centralizadas no software MES, os gestores verão direto as informações sobre cada maquinário, contagens, número de paradas programadas ou não, etc. 

Objetivo 3 – Visibilidade: Por ter acesso a todas as informações, os gestores são capazes de transformar essas informações em decisões mais assertivas. 

Leia também: OEE (MES), o que é e como ela impacta sua empresa?

 

Objetivo 4 – Transparência: Por meio do software MES, todas as ações e as etapas de produção são expostas para funcionários e clientes. Por consequência, a indústria ganha maior confiança entre parceiros e colabores. 

Objetivo 5 – Predição: Ao usar o software MES, é possível definir metas atingíveis e claras. A partir daí, o gestor prevê durante os turnos se as metas estão sendo atingidas e potenciais eventos que causam ineficiência do processo produtivo. 

Objetivo 6 – Adaptabilidade: A partir da predição, o gestor pode antecipar determinadas ações e adaptar o processo produtivo para que não haja perda de produtividade. 

 

Sua indústria já possui um software MES para chão de fábrica? Fale com nossos consultores e saiba mais.