fbpx
indústria 4.0 no setor textil

Indústria 4.0 no setor têxtil, aplicações práticas

Os impactos da Indústria 4.0 no setor têxtil têm várias aplicações práticas e permitem que diversas inovações tecnológicas sejam utilizadas nos processos industriais. Isso assegura maior competitividade a empresa de maneira mais inteligente e garante uma maior integração de todos os setores, desde o chão de fábrica até a entrega dos produtos aos clientes. 

 

 

A indústria 4.0 no setor têxtil integra todos os processos físicos, virtuais, equipamentos, sistemas, produtos e colaboradores. Para isso, é fundamental investir na automação dos processos em todos setores, o que vai permitir maior customização de produtos, reduzir custos, potencializar a escala de produção e aumentar a segurança das atividades.

 

Pilares da Indústria 4.0

A indústria 4.0 possui 4 pilares que modernizam o processo produtivo, aplicando novas tecnologias e com equipamentos modernos e trazendo maior economia para as empresas. 

Internet da Coisas

Por meio da Internet das Coisas – IoT, equipamentos eletrônicos, máquinas e sensores se conectam e flexibilizam o acesso e controle de coleta de dados. Tudo isso ocorre de forma automatizada e todas as coisas são inteligentes e são conectadas à Internet.

Big Data Analytics

Sistemas inteligentes que analisam todas as falhas nos processos e melhoram a eficiência e qualidade da produção.

Realidade Aumentada

A realidade aumentada, na indústria 4.0, conecta o ambiente real ao virtual e oferece diversos serviços e aplicações. 

No setor têxtil, a realidade aumentada contribui para instruções dos moldes, que podem ser encaminhadas via dispositivos móveis. Isso agiliza o setor produtivo e altera o funcionamento de outros setores da cadeia produtiva. 

Computação em nuvem

Por meio desse pilar, o gestor pode acessar o banco de dados de qualquer local. Além disso, é possível conservar e integrar sistemas, plantas e informações em um único lugar. 

 

Aplicações práticas da indústria 4.0 no setor têxtil

Os principais objetivos da Indústria 4.0 no setor têxtil é administrar toda a produção e aprimorar serviços e produtos com mais qualidade. Isso tornar a indústria têxtil mais competitiva, pois permite máquinas mais modernas. 

Com a indústria 4.0, novas soluções, ideias e possibilidade negócios surgiram. Confira as principais aplicações práticas da indústria 4.0 no setor têxtil:

  • Customização e personalização de peças;
  • Acompanhamento de produção;
  • Automatização com sistemas de alta performance;
  • Padronização dos métodos fabris;
  • Comunicação ativa com todos os setores de produção;
  • Eliminação de desperdícios de matéria-prima e tempo de produção;
  • Produção de peças mais confortáveis e com alta qualidade;
  • Participação direta no design e desenvolvimento de materiais junto aos fornecedores;
  • Monitoramento em tempo real.

A solução Vedois Tear

O Vedois Tear é uma solução inteligente que controla a produção em tempo real de todos os equipamentos em 24 horas por dia. Esse sistema monitora toda produção de cada equipamento, incluindo as paradas e setups, sem a necessidade de um operador intervir. 

Esse sistema integra com qualquer ERP do mercado e é um dos exemplos de aplicação prática da Indústria 4.0 no setor têxtil. Quer saber mais sobre Vedois Tear? Fale com nossos especialistas.