É muito comum que gestores se deparem com erros comuns na produção têxtil que podem comprometer os resultados da indústria. Mas erros, dificuldades e gargalos podem ser previstos, reduzidos e até eliminados após detectá-los.
Cada vez mais as indústrias buscam melhorias na produção e otimização dos processos operacionais. É claro que toda empresa está suscetível a erros e falhas, que podem levar a grandes prejuízos e comprometer todo resultado.
Os erros mais comuns são:
- Demanda mal calculada
- Desperdício na produção
- Falta de treinamento
- Informações desatualizadas
- Logística fragmentada
1 . Demanda mal calculada
Você conhece a expressão popular: dar o passo maior que a perna? Esse erro se encaixa no provérbio. Toda indústria pode aumentar sua capacidade de produção e pode atender mais clientes. No entanto, para atender o aumento da demanda, o gestor precisa estar ciente que suas despesas também irão aumentar.
Para manter a produção têxtil saudável, o gestor deve analisar a capacidade da sua indústria para evitar o não cumprimento de entregas. Além disso, o aumento de demandas de forma não planejada pode causar um clima tenso entre os colaboradores e gerar desconfianças no mercado.
2. Desperdício na produção
Numa organização, tempo é dinheiro e a má gestão do tempo, causa desperdício de matéria-prima, tempo, transporte, entre outros fatores. Os principais erros que ocorrem na produção têxtil são em virtude do desperdício, que afeta o controle de qualidade. Os principais desperdícios são:
Defeito
Por falta de qualidade ou falha na produção têxtil, o produto apresenta defeitos causado por falha no controle, mão de obra desqualificada ou falhas operacionais.
Superprodução
No momento em que há uma necessidade de maior produção e mais rápida incentivada por bater metas, ou até mesmo falha no planejamento da produção, isso pode acarretar em excesso de produtos no estoque.
Ociosidade
Também há desperdício na produção quando os maquinários ficam sobrecarregados ou parados por defeito ou manutenção. A partir daí, a produção têxtil vai atrasar mais para ser concluída em determinada etapa.
Transporte
Ao movimentar materiais e ferramentas de forma desnecessária, gera mais gasto de força de trabalho. Isso ocorre quando há falta de planejamento de fluxo e desorganização no ambiente da indústria.
Externo
Alguns problemas com fornecedores e até mesmo com as leis governamentais, podem gerar desperdício na produção. É importante manter os contratos e documentações atualizados e se reunir com fornecedores mensalmente.
Os gargalos e desperdícios na produção é uma espécie de restrição. Isso limita ou impede que a indústria se movimente na direção certa dos seus objetivos e resultados.
Qual existe desperdício ou gargalo na produção têxtil, independente da etapa, afeta toda capacidade de produção da indústria, gerando inclusive mais custos para o negócio.
3.Falta de treinamento
O surgimento de novas técnicas e os avanços tecnológicos na produção têxtil exigem cada vez mais uma mão de obra qualificada. Novos tecidos, ferramentas diferenciadas e equipamentos modernos estão sempre surgindo. Mas não adianta investir nisso se os funcionários não estão capacitados.
É fundamental investir em treinamento para manter os colaboradores sempre atualizados. Funcionários sem capacitação oferecem grande risco a produção, pois o risco de acidentes aumenta, além da perda de capital.
4. Informações desatualizadas
É fundamental que a indústria conte com um sistema de dados atualizado e organizado. A troca de informações é fundamental na produção têxtil, principal quando há vários setores.
No entanto, em muitas indústrias, as informações ficam restritas a determinadas seções, o que causa diversos entraves como: queda na produtividade, informações desatualizadas, relatórios gerados com atrasos, etc.
5. Logística fragmentada
A indústria possui diversas divisões que precisam trabalhar em conjunto. Todos os setores precisam funcionar de forma dinâmica e integrada.
Quando não há conexão entre os setores ou ela não funciona bem, a logística da produção têxtil fica fragmentada e será possível identificar os problemas.
Como sanar esses erros comuns na produção têxtil
O gestor precisa identificar e reconhecer a existência dos erros da produção têxtil. Portanto, é importante estudar, mapear e monitorar as operações para pontuar de forma assertiva onde estão os gargalos.
Os erros apresentados acima ocorrem por falta de comunicação e planejamento na produção têxtil. Para saná-los, é fundamental a instalação de um ERP. As principais características dessa ferramenta são:
Padronização das etapas
A integração de todos os setores e etapas de uma produção têxtil precisa seguir um determinado modelo. O sistema ERP padroniza todas essas etapas, o que facilita o processo produtivo, incluindo o recebimento de dados.
Além disso, com ERP, é possível incluir novas etapas ou fazer adaptações às normas ISO.
Banco de dados comum
O ERP usa o banco com dados comum em todos os setores. Dessa forma, as informações estão ao alcance de todos e sempre atualizadas. Além disso, evita o tempo que poderia ser gasto para reunir todas essas informações de cada setor de forma manual.
Com o banco de dados atualizado, é possível reduzir os erros com mais facilidade. Com isso também, as decisões tomadas pelos gestores na produção têxtil têm maiores chances de estarem corretas, pois o sistema fornece um panorama geral sobre a indústria.
Sistema modular
O sistema ERP é um sistema modular composto de vários outros sistemas. Dessa forma, é possível adequar o ERP a qualquer tipo de produção têxtil.
Com a implantação do ERP na sua indústria, é possível reduzir os erros de forma drástica. Além disso, esse sistema permite integrar todos os setores num único lugar em tempo real e ajusta o gestor a tomar as melhores decisões dentro de todo processo produtivo.
Para se manter competitivo no mercado e evitar os erros de produção ao máximo, é importante que as indústrias considerem a implantação de um sistema como Vedois Tear.
A solução da Vedois oferece o controle de produção têxtil em tempo real, durante 24 horas por dia e 07 dias na semana. Além disso, o sistema monitora todos os equipamentos que estão em produção, parado ou setup e integra com qualquer ERP do mercado.